top of page
Buscar
Foto do escritorVoo da Coruja

Temaskal - A tenda do suor

O nome “Temazcal” nascido da Tradição Tolteca-Asteca, provém do México e na língua Nahuatl quer dizer: Temazo (vapor casa) - Casa de banho, Calli - casa. Com isso, também é nomeado como “Temazcalli”.


O Temaskal também é conhecido como sauna sagrada, INIPI ou sweat lodge, é um ritual de purificação das tradições dos índios norte-americanos e dos povos maia e tolteca.


Realiza a purificação do corpo físico, mental e espiritual, abrindo as portas da percepção interior.



É a mais antiga cerimônia que se tem registro na história nativa e é praticada de alguma forma por todas as outras culturas no mundo. Nossos antepassados estabeleceram o banho térmico para facilitar a cura, purificação e relaxamento.


Consiste numa cerimônia onde cada um de nós entra em contato com a Mãe Terra, Pacha Mama entrando no "ventre da mãe".


É uma forma de oração em honra da nossa mãe terra e de todas nossa relações. Através do calor das pedras, pelo vapor da água e acolhidos em uma construção arredondada, podemos perceber nossos sentimentos e emoções com força e clareza, tendo assim uma maravilhosa oportunidade de ver melhor quem somos e quem queremos ser.


É uma cerimônia ancestral de renascimento, cura e purificação.


A cerimônia em si representa um ritual de fecundação, onde o fogo que aquece as pedras, representa a força do Sol, das Estrelas, e vem nos lembrar da origem existencial.


A Tenda representa a barriga da Mãe Terra. Nela entramos para purificar e resgatar nossa natureza original, sendo fecundados com a sabedoria e memória das avós pedras. Na tenda, a união entre o calor das pedras com a água, produz o calor em um ambiente úmido e escuro, que lembra do útero da mãe, do qual todos viemos.



Graças a essas lembranças que são ativadas durante a cerimônia de forma sutil (ou mais forte dependendo da sensibilidade de cada pessoa), podemos curar traumas intrauterinos, e parto ou de infância.


Através do suor eliminamos toxinas físicas, e eliminamos também toxinas energéticas, mentais e espirituais, através dos processos vividos durante a cerimônia. Com as ervas medicinais colocadas nas pedras, recebemos os aromas naturais que apoiam as limpezas, abençoam e fortalecem a jornada. Com o toque do tambor, cantos, rezos e conhecimentos ancestrais, conectamos com nossos propósitos pessoais e com a espiritualidade.


Com humildade permitimos que os elementos Terra, Água, Fogo, Ar e o Mistério, nos relembrem quem somos.


Por se tratar de uma cerimônia de fecundação, as mulheres na lua (menstruadas), não participam dessa cerimônia.


Os povos antigos têm muito respeito aos ciclos femininos e reconhecem que quando uma mulher sangra, ela já está atravessando seu ritual de purificação, e dessa forma, não precisa de outras cerimônias que não estejam relacionadas com seu momento. Também, as mulheres que estudam seus ciclos femininos, podem perceber claramente que durante seu tempo da lua, seu ciclo está no momento oposto ao de uma fecundação, que é o que o Temazcal representa.




Benefícios


Temazcal convoca o suor no corpo através do vapor medicado. Suor, sozinho, já tem um alto valor curativo, mas também a inalação de vapor aumenta de longe a capacidade de cura do temazcal. Esse vapor é produzido pelo contato da água com as pedras em brasa à base de plantas.


Cada erva tem várias qualidades medicinais: A camomila ajuda a limpar os olhos e restaura a boa digestão; enquanto que, para doenças respiratórias, há o eucalipto, e etc.


Em geral, este ritual serve para relaxar, limpar a pele, purificar o corpo, fortalecer o coração, purificar o sangue, trazer a cura de muitas doenças, mente aberta, desenvolver a consciência, encontrar soluções para problemas, meditar e também para a manutenção saudável laços familiares, comunidade e cultura.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page